Elogios: saiba como usar e como se defender deles

Caro leitor, eu provavelmente não o conheço, mas levando em consideração que está lendo este artigo na busca de novos conhecimentos, posso assegurar que você é uma das raras pessoas que buscam evoluir voluntariamente. Você está de parabéns e pode sentir-se orgulho por isso!

E então? Sente-se mais entusiasmado para continuar a leitura? Creio que sim. O elogio – um feedback positivo – é uma das ferramentas mais poderosas das relações interpessoais. Não surpreende que seja tão massivamente utilizado nos meios corporativos e fora deles. Vamos descobrir como usá-los e como nos proteger deles.

compliment

A base teórica que coloca os elogios como “presentes” é o chamado Princípio da Reciprocidade. Segundo este, quando recebemos qualquer tipo de favorecimento (mesmo não solicitado), automaticamente nos sentimos compelidos a retribuí-lo. Somos animais sociais e a troca é a base dos relacionamentos.

Como fazer um elogio perfeito? No célebre livro Como Fazer Amigo Amigos e Influenciar Pessoas o professor Carnegie dedica o 2º capítulo à orientação do que chama de apreciações. Elas devem ser honestas e sinceras SEMPRE. Se quiser marcar para sempre a vida de alguém com um simples elogio, individualize-lo. Percebe algo com que esta pessoa realmente se importe e toque no ponto certo.

praise

Entretanto, preciso alertá-lo de um perigo que envolve os elogios. Eles podem ser usados de maneira inescrupulosa para obter algo em troca. É o esporte favorito dos bajuladores. São mais facilmente encontrados em meios políticos, mas se você observar bem, vai identificar alguns deles no seu dia a dia. Fornecendo “simpatia” os bajuladores são recompensados com favores, cargos e até mesmo sexo!

Agora quero propor a você que olhe para dentro. Quanto um elogio é capaz de mudar o seu comportamento? Seja honesto! Algumas pessoas são especialmente vulneráveis às apreciações, o que as deixa em posição de risco frente aos aproveitadores. Buscar o autoconhecimento aumenta a confiança em nós mesmos, blindando-nos contra esta situação.

Para finalizar vou propor um exercício simples. Durante 10 dias faça pelo menos 1 elogio honesto e sincero para qualquer pessoa. Três coisas mágicas vão acontecer:

  1. você vai melhorar o dia de alguém;
  2. ao observar melhor as pessoas, você estará se tornando mais humano – uma característica tão importante e tão fora de moda; e
  3. claro, as pessoas irão gostar mais de você!

Até logo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s