A dica sobre dinheiro mais importante que já vi

Você acredita que alguém pode viver com apenas 1 salário mínimo por mês? Que tal 5 mil reais? Você acredita que todas as pessoas que ganham acima de 10 mil reais estão livres das dívidas? Vamos discutir brevemente alguns conceitos importantes sobre o dinheiro. Em seguida vou revelar uma dica simples que pode mudar para sempre o rumo da sua vida financeira.

Fiz uma pesquisa recentemente com meus pacientes para conhecê-los melhor e me deparei com uma situação com a qual fiquei um tanto constrangido: uma família inteira  vivia com apenas 1 salário mínimo por mês – com toda dignidade. E não foi só uma vez que vi isto acontecer.

Uma ideia equivocada que paira na sociedade é a de que se ganhássemos um salário maior, nossa vida financeira estaria em ordem. A verdade é que não se trata do valor absoluto que você recebe, e sim da maneira como lida com a sua receita mensal.

Prova disso é a proporção assustadora de famílias endividadas no país em janeiro de 2018 segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC): 60,8%. Neste número expressivo temos representantes de TODAS as classes sociais. E um detalhe: quanto maior sua receita mensal, maiores tendem a ser suas dívidas.

debt

A sacada de hoje não é da minha autoria. Está contida em livros de educação financeira altamente recomendados como O Homem Mais Rico da Babilônia e Os Segredos da Mente Milionária. Falo apenas com alguma propriedade de quem a colocou em prática e observou seus efeitos impressionantes.

É muito simples! A partir de hoje guarde 1 de cada 10 reais que chegam até você. Ou seja, 10% da sua receita mensal deve ir para um fundo de reserva específico. E não importa se sua receita variar de um mês para outro. A proporção é fixa!

Com o tempo, essa reserva irá crescer como algo que você planta e rega com frequência. E após alguns meses, mesmo que o valor absoluto não seja grande, você terá orgulho de si mesmo.

pé

Ok, e o que eu devo fazer com este montante? Guardar para sempre? Não!! Você irá usá-lo de forma inteligente. Este é um dinheiro totalmente destinado a INVESTIMENTOS.

Obs.: o propósito deste post não é tratar dos tipos de investimentos disponíveis no mercado, mas apenas para exemplificar, você pode investir no Tesouro Direto, Fundos de Investimento Imobiliário, Caderneta de Poupança, Forex, Bolsa de Valores e até mesmo num negócio próprio ou de alguém em quem confie.

Atenção: JAMAIS use este dinheiro para comprar bens de consumo. Este é o pecado capital que colocará a perder todo o esforço realizado!

Se você já fez as contas, possível que neste momento esteja se contorcendo na cadeira, inconformado com as limitações que irá sofrer ao separar essa fatia da sua renda mensal. Pois bem, a mágica desta ação é que você perceberá que seu padrão de vida não irá mudar. Como? Simples, seu comprometimento em poupar o levará naturalmente a uma seleção mais refinada dos seus gastos, retirando as verdadeiras ervas daninhas das nossas despesas: o supérfluo!

Mas e se eu já me encontro endividado? Não importa! O motivo pelo qual você irá reservar 10% dos seus ganhos é tão nobre que compensará. Além do controle mais disciplinado dos seus gastos (que permitirá a amortização das dívidas), à medida que seus investimentos gerarem retornos você terá cada vez mais tranquilidade financeira (riqueza). E estes ganhos têm aumento exponencial!!

E se você é um microempreendedor ou pretende ser, saiba que esta dica se encaixa perfeitamente nos negócios. Guardando 10% dos lucros para reinvestimentos, você garantirá a evolução constante da sua empresa que irá valer cada vez mais. Este dinheiro deve ser destinado a inovações e melhorias. Lembrando que este valor não serve para cobrir custos operacionais, depreciação e outros gastos inevitáveis do negócio.

Obs.: não espero que você consiga aplicar essa filosofia na primeira tentativa (eu não consegui). Mas no mínimo irá se familiarizar com ela.

Quem gasta todo dinheiro que recebe, paga a todos menos à pessoa mais importante: a si mesmo! E, se ainda não estiver, logo estará endividado. Salvar 10% do que ganha com fins de crescimento é um passo importantíssimo para você atingir a tranquilidade financeira que todos sonham.

Boa sorte!

$

Um comentário em “A dica sobre dinheiro mais importante que já vi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s