O pecado de misturar Planejamento com Execução

Alberto tomou café da manhã e saiu de casa para resolver os compromissos do dia. Ainda na garagem se deu conta de que esqueceu a solicitação do exame a ser realizado. Voltou e apanhou. Foi direto para a clínica onde foi informado que o exame só poderia ser feito em jejum. Remarcou. Saiu para visitar um cliente e, ao checar o endereço, se deu conta de que sua reunião ficava no trajeto entre sua casa e a clínica. Retrocedeu. Os eventos se seguiram até Alberto chegar em casa ao fim do dia com várias pendências por resolver, cansado e estressado. Parece familiar?

Planejar e executar ao mesmo tempo aumenta significativamente as nossas chances de erro. Ainda assim muitas pessoas recusam-se a planejar sob o pretexto de “economizar tempo”. A consequência é uma perda muito maior, não só de tempo como de energia e até mesmo de dinheiro.

Na sacada de hoje vamos aprender a facilitar nosso dia a dia, aplicando a estrutura básica de uma empresa em nossa vida pessoal. Primeiro vamos entender as 3 funções primordiais dentro de qualquer corporação. Para facilitar o entendimento vou usar como exemplos um time de futebol e as forças armadas (que também são formas de organização):

1- Institucional ou estratégico. Onde são definidos os direcionamentos mais amplos (diretor ou presidente). É a posição ocupada pelo treinador do time e pelo comandante da tropa.

2- Tático ou intermediário. Onde começa a execução com a planificação das decisões (gerentes). Aqui temos o capitão do time e os oficiais do pelotão.

3- Operacional ou técnico. Concluem a execução bem como a sua supervisão (operários, vendedores, etc). São os jogadores e os soldados.

footarmy

Se você é um microempreendedor individual, exerce essas 3 funções diariamente, mesmo sem saber disso. É importante que identifique em quais momentos assume cada uma delas e SEPARE-AS. Entenda que pensar também é uma atividade – das mais nobres – e merece o seu momento exclusivo, sem interrupções. Se tentar bolar estratégias enquanto produz ou vende, é provável que nenhuma dessas tarefas seja bem executada.

Para exercitar essa competência e evitar cair no erro do nosso amigo Alberto vou propor algo simples que vai melhorar sua vida em diversos aspectos. Investindo 10 minutos do seu dia, você economizará seu tempo e sua saúde.

A primeira tarefa do dia deve ser o planejamento diário (se preferir, você pode fazê-lo imediatamente antes de dormir). Em posse da sua agenda + caneta e papel, defina:

1- As tarefas do dia e o que você precisa para realizar cada uma delas;

2- A ordem de prioridade;

3- O trajeto a ser realizado; e

4- Agora sim, execute!

Em breve você irá conseguir gerenciar o seu tempo como poucos. Os compromissos do seu dia – e da sua empresa – irão fluir como água.

Até logo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s